quarta-feira, 21 de maio de 2008

Conclusão

A apresentação deste trabalho encerra o ciclo de um processo de aprendizagem e de maturação a nível pessoal e profissional, o qual facilitou o resumo de toda uma intervenção realizada no CLAII. Este processo permitiu à estagiária um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade do âmbito da intervenção, facultando à mesma a oportunidade de implementar um projecto que visasse a melhoria da qualidade de vida dos utentes e contribuindo para o desenvolvimento teórico-empírico mediante métodos e técnicas de intervenção num contexto profissional.

O trabalho desenvolvido no decorrer do estágio teve como base uma interacção constante entre a teoria e a prática, conforme a metodologia de investigação-acção. As acções levadas a cabo resultaram de um processo de clarificação entre a estagiária, a instituição e os utentes. Quanto ao plano de actividades, este foi definido no sentido de proporcionar uma melhor organização e concretização dos objectivos propostos.

Relativamente às actividades realizadas no projecto, estas proporcionaram à estagiária uma excelente oportunidade de conhecer o mundo profissional com as suas riquezas, dificuldades e desafios na área da imigração.

Certo é que o percurso ascendente termina com a redacção deste trabalho que pretende ser o espelho de um amadurecimento no domínio de métodos e técnicas de intervenção social, bem como um crescimento pessoal de gestão de sentimentos e superação de preconceitos.

Durante o percurso do estágio a estagiária adquiriu novas oportunidades de apreender a ser uma verdadeira assistente social. Cresceu na consciência da importância do trabalho com os imigrantes, reconhecendo o indivíduo como uma parte de um meio, com uma cultura própria, a qual se encontra carregada de uma variedade de valores e normas.

Finalmente, pode-se afirmar que este estágio e este trabalho final foram muito importantes para a estagiária pois permitiram o desenvolvimento enquanto futura profissional, consciencializando-a para a importância de uma acção efectiva mediante metodologias, métodos e técnicas de intervenção do serviço Social.

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